domingo, 28 de novembro de 2010

Humildade



A humildade é uma virtude bem esquecida entre nós; os grandes exemplos que nos foram dados são bem pouco seguidos e, todavia, sem a humildade, podemos ser caridosos com o nosso próximo? Oh! não, porque esse sentimento nivela os homens; diz-lhes que são irmãos, que devem se entreajudarem e os conduz ao bem. Sem a humildade nos adornamos de virtudes que não tendes, como se trouxésseis um vestuário para esconder as deformidades de nosso corpo. Recordemos daquele que nos salva; recordemos sua humildade que o fez tão grande, e o colocou acima de todos os profetas.

O orgulho é o terrível adversário da humildade. Se o Cristo prometia o reino dos céus aos mais pobres, foi porque os grandes da Terra imaginam que os títulos e as riquezas são recompensas dadas ao seu mérito, e que sua essência é mais pura que a do pobre; eles crêem que lhes são devidos e, por isso, quando Deus lhes retira, acusam-no de injustiça. Oh! Irrisão e cegueira! Deus nos distingue pelos corpos? O envoltório do pobre não é o mesmo que o do rico? O Criador fez duas espécies de homens? Tudo o que Deus fez é grande e sábio; não lhe atribuais nunca as idéias que nascem nos nossos cérebros orgulhosos.

Adaptação do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo páginas 81 e 82 - 357ºedição.

Um comentário:

  1. Ola Thiago
    Este é um assunto que muitos não gostariam de comentar
    Somos humanos, erramos, temos virtudes, qualidades e defeitos, e o maior deles é não sermos humildes o bastante para aceitar os percalços da vida
    Muitos não aceitam nem tocar no assunto
    Temos que admitir, não somos humildes nem mesmo o bastante para aceitarmos isto
    A humildade é sem sombra de dúvidas uma das maiores e valiosas virtudes do homem
    Devemos praticá-la sempre que nos encontramos em situações difíceis, e certamente ela nos trará o benefício desejado
    Um forte abraço
    Mad

    ResponderExcluir